Mac hackeado? Improvável, mas é assim que podemos verificar

Daniel Luiz
0

 


Que a segurança dos Macs está na vanguarda da tecnologia, e que é extremamente difícil para nós, como usuários de Mac, sermos vítimas de certos ataques é completamente verdade. Da mesma forma, instalar inadvertidamente algo que não deveríamos instalar é possível, e isso representa uma janela para ataques potenciais. Contra as ações de um hacker, nenhum sistema pode resistir.

Suporte da AppleDownload

Por esse motivo, embora os Macs sejam os computadores mais seguros, eles não estão completamente livres de situações de risco. Suspeitamos que um Mac foi hackeado ou comprometido? É improvável, certamente, mas podemos verificar . Vamos falar sobre isso em profundidade.

É possível hackear ou comprometer um Mac? As razões pelas quais é improvável

A Apple trabalhou intensamente para tornar os Macs extremamente difíceis de atacar. Com ferramentas como o Gatekeeper, o Secure Enclave em chips de silício da Apple e o XProtect como um antivírus integrado , o sistema operacional Mac está entre os mais seguros do mundo. As atualizações frequentes de software que a Apple lança, a integração de medidas de segurança no hardware graças ao controle de hardware e software que a Apple tem sobre seus produtos, bem como o uso regular da App Store para obter aplicativos, contribuem para um ecossistema verdadeiramente seguro.

Dito isso, nenhum sistema é perfeito, e ocasionalmente surgem ameaças. Há poucos que tiram vantagem de falhas de segurança. Em parte porque a Apple as corrige na velocidade da luz e, desde o macOS Ventura, todos os Macs instalam atualizações de segurança automaticamente . O custo desses tipos de estratégias significa que elas são reservadas para alvos específicos como parte de um ataque direcionado, não para comprometer nossos humildes computadores.

Como saber se nosso Mac foi hackeado ou comprometido?

Embora seja improvável, se suspeitarmos que nosso Mac pode ter sido comprometido, há alguns sinais importantes que devemos procurar para confirmar nossas suspeitas .

  • Desempenho inesperado : se o nosso Mac se comporta de forma estranha — por exemplo, fica mais lento do que o normal, os aplicativos travam sem motivo aparente ou o ventilador está funcionando na potência máxima sem um motivo claro — pode ser um sintoma de malware ou até mesmo uma tentativa de cryptojacking (um ataque que usa o computador para minerar criptomoedas).
  • Atividade de rede incomum : Podemos abrir o aplicativo Activity Monitor e verificar a aba Network . Se notarmos tráfego anormalmente alto quando não estamos usando a Internet, pode ser um motivo de preocupação.
  • Notificações ou mensagens estranhas : se recebermos alertas sobre logins em contas que não reconhecemos ou notarmos anúncios mais intrusivos e suspeitos aparecendo, isso também pode ser um sinal de que algo não está certo.
  • Configurações alteradas : Também é importante verificar o Compartilhamento nas Configurações do Sistema (ou nas Preferências do Sistema em versões anteriores ao Ventura). Certifique-se de que opções como Compartilhamento de Tela ou Gerenciamento Remoto não estejam habilitadas sem seu conhecimento.

Deve ser esclarecido que nenhum dos sinais acima é conclusivo por si só . Mais de um deles é algo que devemos levar em conta. Vamos também refletir sobre o que está acontecendo no computador, por exemplo, com desempenho ou atividade de rede, pois a causa da situação pode ser aplicativos legítimos que temos em execução.

Dito isto, essas situações são de fato um motivo para algum alerta, mas não alarme. Em todo caso, vamos fazer algumas coisas para ver se a situação persiste. A primeira é atualizar o Mac. Um erro neste ponto ou uma falha repetida da atualização pode realmente ser considerado bastante suspeito. Caso contrário, garantiremos que o computador funcione melhor. Uma simples reinicialização, fechando todos os aplicativos que temos abertos, também é algo que devemos considerar para ver se a solução melhora por si só.

Não podemos dispensar o uso de alguma ferramenta de segurança ou conversar com um especialista no ecossistema Apple para esclarecer dúvidas. De qualquer forma, como eu mesmo já tive que explicar em mais de uma ocasião para pessoas que me consultam, segurança é algo que começa com boas práticas.

Que medidas tomar para nos proteger?

Embora este não seja um artigo sobre soluções de curto prazo, existem vários bons hábitos e práticas que nos ajudarão a manter a segurança do nosso Mac intacta. Observe que todos eles giram em torno de nossas ações, pois essas são as principais fontes de risco. Então, o que devemos fazer? Estas são as principais recomendações:

  • Baixe software exclusivamente de fontes confiáveis , como a App Store ou, se não for possível, as páginas oficiais dos desenvolvedores. Isso reduz muito o risco de baixar aplicativos maliciosos.
  • Evite clicar em links suspeitos . E-mails de phishing ou mensagens com links estranhos são uma das táticas mais usadas por invasores. Simplesmente ignore-os.
  • Proteja nossos dados com senhas fortes e únicas e armazene-as no aplicativo Password. Não deixe senhas descuidadamente em Notas ou documentos de texto.
Suporte da AppleDownload
No final das contas, proteger nosso Mac é algo que podemos fazer facilmente. Quando estiver em dúvida sobre uma ação, como baixar um novo aplicativo, uma atualização suspeita ou um e-mail duvidoso, é melhor parar, refletir e, se não tivermos certeza absoluta, interromper todo o processo. A pressa é um dos mecanismos para que um ataque tenha sucesso, porque se nos sentirmos em risco, as decisões podem ser afetadas. Então, sempre: mantenha a calma. Nossos Macs são seguros por padrão.
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)

Tendências agora

#buttons=(Ok, Go it!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Verifique agora
Ok, Go it!