VTecnologia

Anatel faz alerta sobre golpe em que e-mails falsos notificam de multas por acesso ao X via VPN

Agência afirmou que não manda e-mail com esse tipo de mensagem e que cidadão não deve abrir os arquivos.

Imagem de destaque da notícia
Foto: Governo Federal
Agência afirmou que não manda e-mail com esse tipo de mensagem e que cidadão não deve abrir os arquivos. Com o X suspenso, STF determinou multa de R$ 50 mil a quem usar VPN para acessar a rede. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu um alerta sobre um golpe que tem circulado por e-mails e outros meios digitais, no qual são enviadas mensagens falsas utilizando o nome da agência.

As mensagens notificam os destinatários sobre multas por suposto acesso à plataforma "X" via VPN. A Anatel esclarece que tais notificações são fraudulentas e não devem ser consideradas pelos usuários.

"Estão circulando, por e-mail ou outros meios digitais, mensagens eletrônicas falsas que utilizam o nome da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e notificam sobre multa por acesso via VPN à plataforma 'X'.

A agência orienta: "Se receber uma mensagem desse tipo, não abra nenhum arquivo anexado, não clique em nenhum link e exclua a mensagem".

Anatel envia ao STF relatório sobre bloqueio da rede social X

A circulação desses e-mails ocorre em meio a um período de suspensão da plataforma X.

Nesta segunda-feira (2), por unanimidade, os cinco ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram a suspensão da rede social até que a empresa cumpra todas as ordens judiciais, pague as multas impostas e indique um representante legal no país.

Além disso, os ministros validaram uma multa de R$ 50 mil para quem utilizar recursos tecnológicos, como VPNs, para acessar a plataforma.

Votaram pela manutenção do despacho os ministros Alexandre de Moraes, relator e autor da primeira decisão, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. A decisão do STF e os golpes envolvendo falsas multas reforçam a necessidade de cautela por parte dos usuários ao lidar com mensagens suspeitas relacionadas à plataforma "X".

Fonte: G1 Tecnologia

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis