Foi no final de maio que a Sony anunciou Concord, desenvolvido pela Firewalk Studios. Foi exibido com um trailer pré-renderizado e, após o evento da Sony, uma pequena apresentação de jogabilidade estava esperando. Dizer que o jogo começou bem seria uma mentira, porque nossas seções de comentários e mídias sociais, bem como outros grandes fóruns de jogos, rapidamente começaram a se encher de críticas sobre uma jogabilidade que não parecia particularmente envolvente e um design de personagem que parecia tão anônimo que mal nos lembramos de como são os lutadores, mesmo depois de jogá-lo.
Então, o que estava em exibição então? Bem, um jogo de ação baseado em equipe na mesma linha de Overwatch, mas também emprestando liberalmente títulos como Apex Legends, Paladins e até mesmo Lawbreakers de Cliff Bleszinski. Um chamado Hero Shooter. É um tipo de jogo para o qual definitivamente existe um mercado, mas as pessoas pareciam não ver razão para jogá-lo. O público do PlayStation é exigente, acostumado ao entretenimento de primeira classe da Sony, e isso simplesmente não funcionou.
<bild></bild>
Isso significava que o interesse no jogo era mínimo e, quando um beta foi executado em julho, o número de jogadores era preocupantemente baixo. Talvez a Firewalk Studios e a Sony esperassem que o interesse aumentasse, porque no mês seguinte (23 de agosto), era hora da estreia. Mas não demorou muitas horas para que pudéssemos sentir que algo não estava certo. Seis horas após o lançamento do jogo - na época em que os servidores tendem a ter problemas para títulos populares - havia no máximo 697 jogadores jogando simultaneamente via Steam. Uma figura absolutamente baixa de arrepiar os cabelos.
Depois disso, as coisas não melhoraram, mas pioraram. A esperança era que fossem apenas os jogadores de PC que sentissem falta de Concord, mas que tivesse encontrado um grande público no PlayStation. Ontem tivemos a prova de que não foi esse o caso. A Sony anunciou que está simplesmente desligando Concord, interrompendo as vendas e fechando os servidores. Aqueles que compraram o jogo receberão seu dinheiro de volta, um movimento que a Microsoft usou anteriormente após o flop Redfall.
<bild></bild>
Para continuar falando sobre Redfall, que fez um fracasso sem precedentes no ano passado, e também foi cancelado prematuramente - atingiu um máximo de 6124 jogadores simultâneos via Steam. Foi considerado incrivelmente ruim, mas Concord (como mencionado acima) atingiu o pico de 697. O fato de Redfall ter sido quase dez vezes mais popular talvez mostre a extensão do fracasso. Até mesmo o insultado The Lord of the Rings: Gollum, o maior flop do ano passado e talvez o pior jogo, alcançou mais jogadores do que Concord.
O jogo estava em desenvolvimento há cerca de oito anos e tinha um orçamento estimado entre US$ 100 e US$ 200 milhões. Sabemos que a Sony disse não para fazer um novo Twisted Metal e também cancelou o título multiplayer The Last of Us: Factions. Razoavelmente, todo o custo de dinheiro Concord teria sido suficiente para fazer um Twisted Metal e terminar Factions.
<bild></bild>
Então, por que eles se esforçaram tanto? Não é segredo que a Sony reduziu suas grandes aventuras single-player e, em vez disso, tem se concentrado cada vez mais em projetos de serviço ao vivo. Não porque sua comunidade pediu, mas porque eles são considerados mais lucrativos. Eles ainda têm muitos projetos em andamento, e suspeita-se que o estranho gerente do departamento de PlayStation esteja agora nervosamente passando pelos projetos em que estão trabalhando.
Como mencionei antes, todo mundo quer fazer o próximo grande jogo multiplayer, a qualquer custo, porque os lucros potenciais podem ser semi-infinitos. Mas há apenas um mercado para alguns desses títulos, tornando-se um objetivo extremamente difícil de alcançar. Esperançosamente, o pêndulo começará a balançar para trás eventualmente (veja jogos como Hogwarts Legacy, Black Myth: Wukong, Marvel's Spider-Man 2, Elden Ring e Dragon's Dogma 2 - só para citar alguns), mas definitivamente ainda não chegamos lá.
<bild></bild>
Então, o que deu errado com Concord em particular?
Um grande problema é que os atiradores de heróis são um mercado bastante apertado. Não estou dizendo que não pode crescer, mas para um jogo se sair muito bem, ele precisa levar jogadores de outros grandes nomes nesta categoria. E então tem que ser tão bom e único que as pessoas sintam que vale a pena mudar. Como Petter escreveu em nossa análise: "Dado que eles pegaram emprestado tão liberalmente de Paladins, Overwatch e até Lawbreakers e, portanto, falharam em construir sua própria identidade, não há razão para eu continuar jogando - quando posso continuar a desfrutar dos originais."
Outro grande problema são seus personagens. Desde o início dos tempos, quando a chamada representação, inclusão e diversidade na indústria do entretenimento era bastante fraca, o pêndulo quase oscilou para o outro lado. Hoje, parece que os cineastas e os criadores de jogos estão quase presos a algum tipo de modelo que deve ser seguido para incluir tudo, o que significa que a criatividade é atingida quando as coisas precisam ser de uma certa maneira. Que isso foi particularmente importante em Concord é óbvio, e já quando o jogo foi mostrado pela primeira vez, vimos como todos os pronomes dos personagens eram claramente visíveis. Você pode pensar o que quiser sobre isso (e pode dizer com segurança que as pessoas o fizeram), mas é claro que imediatamente depois houve um grupo bastante diversificado de pessoas que optaram por sair do jogo sem nem piscar.
<bild></bild>
Quando este modelo é combinado com a consideração de outras tendências predominantes, como o positivismo corporal e a crença de que nem todos os heróis precisam ser bonitos, acabamos com um monte de personagens que parecem projetados para irritar a todos, em vez de criar personagens realmente legais. Uma coleção de guerreiros muito intermediários, se você quiser, que falham completamente em criar qualquer tipo de engajamento. Em última análise, quando isso é complementado com algum péssimo senso de moda dos desenvolvedores (penteados, roupas e assim por diante), temos um monte de heróis com os quais as pessoas não se importam. Não é porque eu me identifico com Street Fighter-Guile, Dead or Alive-Kasumi e Overwatch-Winston que eu jogo como eles - é porque eles são tudo o que eu não sou.
Outro erro geral cometido foi cobrar por Concord. Onde Fortnite, Apexz Legends e Overwatch 2 são gratuitos para jogar, a Sony cobrou £ 35. Por esse dinheiro, você obtém um jogo multiplayer que parece gratuito em todos os sentidos, mas sabemos com certeza que haverá conteúdo extra que custa mais. Isso significava que pouquíssimas pessoas estavam realmente dispostas a testar se era algo para elas.
<bild></bild>
Por fim, há o fato de que o jogo não era muito bom. Também não é ruim, mas novamente mediano. Demos uma pontuação de seis e, na análise, Petter escreveu, entre outras coisas, que "No final das contas, Concord não é um jogo ruim. De modo algum. É aceitável, até o fim. As partidas são boas em termos de valor de entretenimento, a jogabilidade é boa e os desenvolvedores fizeram um trabalho decente ao construir seu próprio festival de heróis com base no histórico da Blizzard." Mas... Fazer um jogo aceitável que seja bom obviamente não é suficiente na competição acirrada que existe. Concord teria que superar os outros jogos com os quais compete para que as pessoas queiram trocar.
Nocomunicado de imprensa confirmando o fechamento de Concord, a Sony escreve 'decidimos colocar o jogo offline a partir de 6 de setembro de 2024 e explorar alternativas, incluindo aquelas que alcancem melhor nossos jogadores'. Isso faz parecer que a Sony não está descartando a possibilidade de Concord fazer um retorno, afinal, provavelmente como free-to-play. Mas duvido que isso realmente aconteça. Afinal, as pessoas nem queriam jogar Concord quando estava livre com o beta em julho, e eu listei várias das falhas óbvias acima. E não acho que a Firewalk Studios ou a Sony estejam interessadas em tentar outro lançamento seguido por outro fracasso em potencial.
<bild></bild>
Meu palpite é que, em vez de ser esquecido, o jogo permanecerá congelado até ouvirmos que foi cancelado para sempre em uma entrevista em alguns anos. Com apenas duas semanas no mercado e este resultado surpreendentemente ruim, Concord será considerado o maior fracasso de jogos de todos os tempos, e suspeito que será visto como um conto de advertência na educação e entre os desenvolvedores por muito tempo.
Fonte: Gamereactor Brasil