technology Medicina e Saúde

Você pode ingerir agrotóxicos em alimentos que nem imagina, diz estudo

Por Daniel Whisnidy

23/05/2024 às 03:33:07 - Atualizado há

O que dizem os citados

A reportagem com os dados foi publicada pela Folha de São Paulo. Em resposta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que alimentos industrializados não recebem aplicação direta de agrotóxicos no campo, mas podem conter resíduos decorrentes da matéria-prima utilizada. Nesses casos, são adotados os mesmos valores de limite estabelecidos para alimentos naturais, exceto nos casos de concentração ou desidratação do alimento.

Em nota, a Marilan, responsável pelo biscoito maisena, a Nissin, do miojo, a Selmi, da marca de macarrão Renata e a Bimbo, dos bolinhos Ana Maria, disseram que seguem a conformidade da Anvisa para agrotóxicos.

A Bagley, da marca Triunfo, disse ainda que todas as matérias-primas utilizadas na fabricação do biscoito não possuem “a menor possibilidade” da presença de qualquer resquício de substâncias tóxicas.

A Selmi e a Nissin afirmaram fazer a análise contínua e monitoramento das farinhas utilizadas na produção e que não constataram resultados não previstos em legislação.

Já a Bimbo observou que não há nenhum lote dos bolinhos Ana Maria à venda que apresente riscos à saúde e segurança do consumidor.

AJBS, companhia que controla a Seara, ressaltou que todos os produtos da marca respeitam os parâmetros tanto da Anvisa quanto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de possuir laboratório dedicado à pesquisa de contaminantes.

Por fim, aBRF, detentora da Sadia, destacou que a produção dos alimentos é fiscalizada por órgãos competentes e que os níveis apontados pelo estudo estão abaixo dos padrões previstos em legislação.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) disse que estudos sobre a presença de agrotóxicos em alimentos devem ser sempre baseados em informações completas e precisas, e que o referente estudo apresenta “resultados de resíduos de agrotóxicos sem mencionar que existem limites seguros estabelecidos pela legislação sanitária”, o que pode confundir o consumidor. Segundo a entidade, as “indústrias brasileiras de alimentos trabalham com alto nível de responsabilidade em seus insumos e matérias-primas” e que “atende à legislação brasileira, assim como de 190 países para os quais exporta”.

Fonte: Olha Digital
Comunicar erro
Vpler.com

© 2024 Vpler Technologies FZC 2020-2024
plataforma para Programadores Game pensada por programadores

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Vpler.com